Visita ao Museu do Solidão em Landri Sales (PI)

Em novembro estive na cidade de Landri Sales (PI), fui visitar o Museu do Solidão, um magnífico e importante local de memória idealizado e mantido pelo bravo Nilberto Batista Moreira.

Os piauienses precisam conhecer esse espaço, nossas origens sertanejas estão bem contadas no Museu do Solidão: temas relacionados ao vaqueiro piauiense, à desmancha, farinhada, fabricação do açúcar e rapadura, comércio, tropeirismo, culinária, artesanato, modos de vida e outros temas da história do Vale do Solidão e do Piauí. Fiquei impressionado com algumas relíquias existentes nesse museu.

No local também existe uma valiosa biblioteca e um espaço para apresentações teatrais e outros espetáculos culturais.
Visite-o vale a pena.

Sobre Nilberto Moreira:
Nascido em Landri Sales quando lá ainda chamava-se Brejo do Maroto e pertencia a Jerumenha, ele fez carreira profissional bem sucedida em Minas Gerais, mas nunca esqueceu sua terra natal: criou o Museu do Solidão em 2010 na casa da sua família que é o prédio mais antigo de Landri Sales. Curiosidade: ele é primo do empresário Cristino Castro (1891-1950) pelo lado materno, a mãe de Cristino Castro é irmã da avó do sr. Nilberto.

Parabéns sr. Nilberto Moreira pelo idealismo e valorização da nossa história. Obrigado pela atenção total que recebi de sua parte, eternamente grato.


Conheci o Museu do Solidão pelo seu site, acesse e baixe lá o livro "Landri Sales - Piauí: 200 anos de História (1810-2010)" (foto acima), escrito por Nilberto Moreira. Clique: http://museudosolidao.blogspot.com.br/2014/05/blog-post.html

 Veja imagens do Museu do Solidão
Eu, ao lado do sr. Nilberto Moreira.
Atenção: na imagem vemos uma homenagem ao Vaqueiro Manoelzinho, o mais famoso dos vaqueiros de Landri Sales, já falecido. Ele é pai da professora Jesus Delmondes que há mais de 30 anos reside na nossa Cristino Castro.










Atenção: na imagem vemos uma homenagem ao Vaqueiro Manoelzinho. Ele é pai da professora Jesus Delmondes, que há mais de 30 anos reside na nossa Cristino Castro.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981