Informações Geográficas e Históricas sobre Palmeira do Piauí

Com base em informações extraídas dos sites do IBGE, do Ministério das Minas e Energia, Cepro-PI e do livro Características Históricas e Geográficas de Palmeira do Piauí, leia algumas informações históricas e geográficas sobre o município de Palmeira do Piauí. Texto dedicado aos que vão fazer o concurso público e ao público em geral.

MUNICÍPIO: PALMEIRA DO PIAUÍ

Informações Geográficas

Área (km²) 2.023,505

Latitude 08°43’37’’

Longitude 44°14’08’’

situa-se a 600 km de Teresina

Microrregião geográfica: Alto Médio Gurguéia

Mesorregião geográfica: Sudoeste Piauiense



Limites



Observe o mapa a seguir e veja a numeração



Norte: Uruçuí (2)/Alvorada do Gurguéia (3)

Sul: Santa Luz (6)/Currais(4)/Cristino Castro(5)

Leste: Cristino Castro(5)/Alvorada do Piauí(3)

Oeste: Baixa Grande do Ribeiro(1)/Currais(4)

 

Observação: o número 7 é  o município de Bom Jesus, muncípio-pólo da microrregião Alto Médio Gurgueia, Bom Jesus não faz fronteira com Palmeira do Piauí.




População

População estimada em 2015: 4.993

Densidade demográfica (hab/km²) 2,47

Homens:   
2.571
homens
Mulheres:
2.422
mulheres
População residente rural: 3.229

População residente urbana: 1.764














Observação: 73% das pessoas estão na zona rural.

Eleitorado: 4.696

Gentílico: palmerino



Clima

Tropical semiárido quente, com duração do período seco de seis meses



Vegetação: bioma predominante - Cerrados, cerradão e em menor proporção, a caatinga arbórea



Agricultura

A agricultura praticada no município é baseada na produção sazonal de arroz, feijão, soja, cana-de-açúcar, milho e mandioca.



Alguns Povoados:

Uruçui, Anajá, Salinas, Brejo Novo, Lagoa Grande, Carnaibinhas, Fortaleza



Observação: A ponte sobre o Rio Gurguéia, na rodovia  PI-395 que liga Palmeira do Piauí à BR-135 e ao município de Cristino Castro.



Mais sobre características Fisiográficos

"As condições climáticas do município de Palmeira do Piauí (com altitude da sede a 270 m acima do nível do mar), apresentam temperaturas mínimas de 26oC e máximas de 32oC, com clima quente e semi-úmido. A precipitação pluviométrica média anual (registrada, na sede, 700 mm) é definida no Regime Equatorial Continental, com isoietas anuais em torno de 700 a 1.200 mm e período chuvoso estendendo-se de novembro – dezembro a abril – maio. Os meses de janeiro, fevereiro e março formam o trimestre mais úmido (IBGE, 1977). Os solos da região, provenientes da alteração de arenitos, siltitos, folhelhos e calcários, são espessos, jovens, com influência do material subjacente, compreendendo latossolos amarelos, álicos ou distróficos, textura média, associados com areias quartzosas e/ou podzólico vermelho-amarelo concrecionário, plíntico ou não plíntico, fase cerrado tropical subcaducifólio, localmente mata de cocais (Jacomine et al., 1986).

O acidente morfológico predominante, é a ampla superfície tabular reelaborada, plana ou levemente ondulada, limitada por escarpas abruptas que podem atingir 600 m, exibindo relevo com zonas rebaixadas e dissecadas (Jacomine et al., 1986)." (Fonte: CPRM, MME)



Geologia

"Conforme a figura 3, as unidades geológicas pertencentes ao domínio das coberturas sedimentares predominam no âmbito do município. Compreendem a unidade denominada Depósitos Aluvionares, representados por sedimentos areno-argilosos recentes, que ocorrem margeando as calhas dos principais rios e riachos que drenam a região e apresentam, em geral, uma boa alternativa como manancial, tendo uma importância relativa alta do ponto de vista hidrogeológico. Aflorando na quase totalidade da área municipal, a denominada Formação Piauí reúne arenito, siltito, folhelho e calcário. A Formação Poti, representada por arenito, siltito e folhelho, aflora em área reduzida do município."
(Fonte: CPRM, MME)




Recursos Hídricos



Águas Superficiais

"Os recursos hídricos superficiais gerados no estado do Piauí estão representados pela bacia hidrográfica do rio Parnaíba, a mais extensa dentre as 25 bacias da Vertente Nordeste, ocupando área de 330.285 km2, e abrange o estado do Piauí e parte do Maranhão e do Ceará.

IMPORTANTE: Os principais cursos d’água que drenam o município de Palmeira do Piauí são os rios Paraim e Uruçuí-Preto, além dos riachos Taquari e Riachão dos Castro."
(Fonte: CPRM, MME)





Águas Subterrâneas

"No município de Palmeira do Piauí distinguem-se dois domínios hidrogeológicos distintos: rochas sedimentares e as aluviões. As unidades pertencentes ao domínio rochas sedimentares, são da Bacia do Maranhão, pertencentes às formações Potí e Piauí, que pelas características litológicas comportam-se como uma única unidade hidrogeológica. A alternância de leitos mais ou menos permeáveis no âmbito dessas duas formações sugere comportamentos de aqüíferos e aquitardes. Tendo em vista a ocorrência da Formação Piauí representar a quase totalidade da área do município, esta área de exposição torna-se uma opção do ponto de vista hidrogeológico, tendo um valor médio como manancial de água subterrânea. Os depósitos aluvionares são representados por sedimentos areno-argilosos recentes, que ocorrem margeando as calhas dos principais rios e riachos que drenam a região e apresentam, em geral, uma boa alternativa como manancial, tendo uma importância relativa alta do ponto de vista hidrogeológico. Normalmente, a alta permeabilidade dos termos arenosos compensa as pequenas espessuras, produzindo vazões significativas nas áreas de ocorrência."
(Fonte: CPRM, MME)



Histórico

"Em 1898, chegavam à localidade de Brejo Novo, onde hoje está encravada a Sede do Município de Palmeira do Piauí, procedentes de Picos, Miguel, Antônio João, José Pinheiro de Araújo, Simão Borges e Antônio Pinheiro de Oliveira, que passaram a explorar as terras, sob a forma de condomínio.
Tres anos depois, com a valorização da borracha de maniçoba, existente em abundância, grande número de cearenses e pernambucanos, visando sua exploração, afluíram para o local, muito contribuindo para o desenvolvimento.
No ano de 1921, foi doada uma área de terra, onde se edificou uma capela, em homenagem a Nossa Senhora das Mercês.
Na grande seca de 1932, com a chegada de emigrantes da Paraíba e Norte do Piauí, a localidade experimentou novo surto de progresso, culminado com sua elevação a povoado, com o nome de Palmeira.
O município foi criado pela Lei nº 2.279, de 09/07/1962, sendo desmembrado dos municípios de Cristino Castro e Uruçuí. A criação do Município só aconteceu em 1962.
Em face de sucessivos equívocos com o Município de Palmeiras, o topônimo foi mudado para Palmeira do Piauí em 1973.
Gentílico: palmeirino " 

"Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Palmeira, pela lei estadual nº 2279, de 09-07-1962 , desmembrado de Cristino Castro e Uruçui. Sede no atual distrito de Palmeira ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-11-1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.
Pela lei estadual nº 3209, de 06-07-1973, o município de Palmeira teve sua denominação alterado, para Palmeira do Piauí.
Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica municipal
Palmeira para Palmeira do Piauí alterado, pela lei estadual nº 3209, de 06-07-1973." (Fonte: IBGE)

Mais informações e curiosidades
- município originário: desmembrado de Cristino Castro em 1962
- municípios que cederam terras para a formação do município de Palmeira do Piauí: Cristino Castro e Uruçuí
- autor do projeto para desmembramento em 1962: Raimundo Borges Leal, presidente da Câmara de Cristino Castro.
- Primeiro prefeito (1962-66): Manuel Norberto de Moura
- Prefeito com mais mandatos: João da Cruz Rosal da Luz, 03 mandatos - (1989-92; 2005-08; 2009-12).
- Primeira escola: Unidade Escolar Miguel Oliveira, ano 1964.
- a bandeira e o hino de Palmeira foram oficializados no ano 1997
- o verde é a cor predominante na bandeira - representa as matas, o branco a paz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981