"Projeto - Turismo Municipal é de interesse do município. Será que Cristino Castro tem?". Contribuição de Clarindo Moura

Clarindo Moura, colaborador assíduo do blog Catinga de Porco, preocupado com a potencialidade turística de Cristino Castro enviou o seguinte artigo.


"Projeto Turismo Municipal é de interesse do município
Será que Cristino Castro tem?



Passo a passo para alcançar a pretensão – É inventariar a oferta turística, cujo processo se dá a partir do interesse do município, devido ao fato de que é no Município que o País e a Nação começam a existir. É no município, e sob a sua jurisdição, que se encontram o patrimônio natural e/o cultural, com destaque para a nossa maior riqueza - a nossa gente, seus saberes e fazeres;
1. Oferta turística é o conjunto de atrativos existentes na região (naturais, culturais, atividades econômicas, realizações técnico-científicas, artísticas e os eventos programados).
2. Preceitos básicos para que o turismo possa cumprir a função de indutor de desenvolvimento, tendo como premissas a ética e a sustentabilidade. Destacam-se o planejamento e a gestão participativa municipal, como forma de administrar suas vantagens e limitações. Para tanto, são necessárias informações confiáveis que embasem e assegurem o processo decisório.
3. Dessa maneira, o MTur (Ministério do Turismo) propõe, como instrumento base de planejamento e gestão da atividade turística, inventariar a oferta turística brasileira e criar um sistema de informações turísticas. A inventariação da Oferta Turística compreende levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turisca. A principal estratégia de operacionalização do Projeto é a parceria entre comunidade, sociedade civil organizada, prefeituras municipais, governos estaduais, profissionais do turismo e áreas afins, instituições de ensino e o Ministério do Turismo. O processo de inventariação turística foi iniciado na década de 1960, quando, oficialmente, o espaço territorial do Brasil recebeu seu primeiro mapeamento turístico, tendo como base experiências internacionais.
Tais estudos dão origem a três documentos intitulados “Inventário da Oferta Turística”, edições 1980, 1984 e 1993, os quais proporcionam a realização do inventário turístico municipal em alguns locais do País.
A Embratur lançou em 2001, material promocional com a finalidade de sensibilizar a população sobre a importância do processo de inventariação. Com o oferecimento de cursos para a capacitação de coordenadores nacionais e estaduais com o objetivo de implementar o processo de inventariação no País. Fato que foi remodelado em 2003, com a criação do Ministério do Turismo. Readequando as estratégias de inventariação da oferta turística vigentes até então ao novo modelo de desenvolvimento proposto para o turismo no País.
4. Município com Potencial Turístico – É aquele que possui recursos turísticos sem infra-estrutura, produtos e/ou serviços consolidados. É o caso de Cristino Castro.
5. ÓRGÃO OFICIAL DE TURISMO MUNICIPAL/ PREFEITURA MUNICIPAL:
 - Apoiados pelos Conselhos Locais de Turismo. Todos esses órgãos terão o amparo das Instituições de Ensino Superior.
- O Conselho de Turismo Municipal  - Precisa ser criado, se ainda não tiver sido criado; isso não gasta dinheiro, pode até ser formado por pessoas de interesse afim, para viabilizar maior apoio e rapidez na consolidação do projeto.
- A câmara através de seus vereadores busca em comissão levar o projeto turismo local para as instâncias superiores da política estadual e federal; se não houver mobilização, jamais haverá as conquistas.
- Tem que haver empenho dos gestores para Cristino Castro se tornar uma Cidade turisticamente viável.
- O empreendimento turístico é um dos investimentos que o município ganha mais do que investe é retorno certo e garantido, o comércio, a mão de obra ganha; todos ganham.
- Somente na capital Teresina e na cidade de Parnaíba, os seus representantes buscaram o projeto para Inventariar e alcançar os objetivos para tornarem potencializar o turismo local, onde viabilizaram recursos juntos MTur (Ministério do Turismo).
Colaboração: Clarindo Moura"

Observação: Clarindo Moura é casado com a 'cristino-castrense' Janaína Saraiva (foto abaixo). Ela que é de conhecida família de Cristino Castro e região. Hoje o casal reside no Goiás.

Janaína.



Comentários

  1. Olá Calebe, passando por aqui para te parabenizar pela criação deste blog, que é uma ferramenta importantíssima para lembrar e mostrar o que nós temos na nossa cidade de um povo tão aguerrido, que é os cristino-castrense... Janaína Saraiva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro