Claudionor Dias, um RÁBULA em Cristino Castro

Que Claudionor Dias foi o político autor do projeto que emancipou Cristino Castro isso você já sabe.
Que Claudionor Dias era prático farmacêutico provavelmente você já sabe.

Mas é bem provável que você não saiba que ele foi um RÁBULA. Rábula? O que é isso?

No Brasil, 'rábula' era a pessoa que não tinha formação em Direito (Bacharelado), mas atuava como advogado devido ao grande conhecimento de leis que tinha. 

Pois bem, no final da década de 1930 ele se viu dentro de um processo judicial contra sua pessoa e ele fez a própria defesa perante a Justiça. A partir daí passou a exercer o ofício nas décadas de 1940 e 1950.

Interessante também é que seu filho, escritor Willian Palha Dias, formou-se em Direito e chegou a ser juiz.

Fonte desta matéria: livro 'RASCUNHO HISTÓRICO DE CRISTINO CASTRO' de W. P. Dias e conversa com o senhor NEWTON ROSAL. 

Comentários

  1. Calebe, quero manifestar a satisfação sobre o seu esforço de tornar este seu blog um instrumento plural, não veiculando apenas matérias políticas. Uma sugestão que ofereço é veicular matérias sobre livros seja resumos ou meras indicações de leituras. Não se deixe "cavalgar" por oportunistas políticos.

    ResponderExcluir
  2. Salvador aí é o filho do seu Berto Saraiva. Valeu pela dica Salvador, vamos fazer isso. obrigado por sempre colaborar.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor,este mês solicitei aos alunos da EJA que fizesse uma pesquisa na qual pedia o nome dos prefeitos e anos de mandatos,o nome de todos os vereadores por legislatura e o numero da mesma,um resumo da sua história,onde um filho do senhor Claudionor até publicou um livro,muito interessante até,pedi tbm a bandeira,brasão e hino com nome do autor e melodia.
    Procurando no seu blog,como em utros,gostaria de solicitar que vc postasse todas essas informações,sei que é possível,motivo do pedido e acho que você é a pessoa mais indicada para tal,sei que isso possibilita o acesso mais rápido do aluno ao mesmo que facilita e acomoda no sentido de conhecer,mas como seu blog é uma referencia como fonte de pesquisa e com os vastos conhecimentos que você tem e informações que você passa,deixo aqui o meu pedido e se a razão de está no blog e eu não esteja a pesquisar direitinho deixo também em registro minhas desculpas e sei que posso contar com você,obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981