Desembargador Sebastião Ribeiro Martins é cristinocastrense e fez o primário na escola Arsênio Santos

Leia a biografia do cristinocastrense, o hoje Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, filho de Zé Martins (ex-prefeito de Cristino Castro) que foi aluno da hoje Unidade Escolar Arsênio Santos, antigo Grupo Escolar Arsênio Santos, a escola mais antiga em atividade de Cristino Castro.

Veja a biografia com base no site do Tribunal de Justiça do Piauí:

"Desembargador Sebastião Ribeiro Martins nasceu no Município de Cristino Castro, no sul do Estado do Piauí, no dia 13 de janeiro de 1958. Filho de José da Silva Martins e Creusa Ribeiro Martins. É casado com Solange Gonçalves Reis Ribeiro Martins, com quem tem 03 (três) filhos: Paulo Solano, Cláudia Laíse e Morgana Maria. 

Concluiu o antigo Curso Primário no Grupo Escolar “Arsênio Santos”, em Cristino Castro, em dezembro de 1968; Fez o Curso Ginasial (hoje ensino fundamental) no Ginásio “Odilon Parente”, em Bom Jesus, de 1969 a 1972; Depois de estudar no Colégio São Francisco de Assis, em Teresina, concluiu o Ensino Médio no Colégio Diocesano “São Francisco de Sales”, em dezembro de 1975. Bacharelhou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, em julho de 1979.

Como acadêmico do curso de Direito, foi membro do Conselho de Administração e do Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí, na qualidade de representante discente, em 1978/1979; Após processo seletivo, prestou serviços, como estagiário, na Assessoria Jurídica da Agência do Banco do Nordeste do Brasil, S/A, em Teresina, no período de junho/78 a julho/79; Foi servidor efetivo, por concurso público, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE-PI, no ano de 1980; Ex-Promotor de Justiça das Comarcas de São Raimundo Nonato, Fronteiras, Jaicós, Oeiras e Parnaíba; Ingressou na magistratura em 03 de outubro de 1983, sendo aprovado em 1º lugar no concurso público de provas e títulos para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. 

Exerceu o cargo de Juiz de Direito e Juiz Eleitoral nas Comarcas de Monsenhor Gil, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Campo Maior e na 1ª Vara da Fazenda Pública desta Capital. Juiz Auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE – PI, nas eleições de 1998. Foi Juiz Substituto e, depois, Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE-PI, no biênio 2006/2008. 

Em dezembro de 2007 foi indicado pelo Tribunal de Justiça para servir, como Juiz Convocado, junto à 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, durante 08 (oito) meses. Tem Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal; É Cidadão Honorário dos Municípios de Teresina, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Picos; Sócio-honorário da Associação dos Magistrados do Piauí – AMAPI, sendo agraciado com a Medalha e Diploma “Des. Helvídio Clementino de Aguiar”. 

Foi condecorado ainda com as seguintes medalhas e diplomas: “Colar do Mérito Judiciário”, outorgado pelo Tribunal de Justiça do Piauí; Medalha “Heróis do Jenipapo”, do Município de Campo Maior; “Medalha do Mérito Policial Militar”, da Polícia Militar do Piauí; “Diploma Amigo do 2º BEC”, do Batalhão de Engenharia e Construção, sediado em Teresina; Medalha do Mérito “Conselheiro José Antônio Saraiva”, outorgada pela Prefeitura Municipal de Teresina; e Medalha e Diploma do Mérito Legislativo outorgado pela Assembléia Legislativa do Piauí; É membro da Academia de Letras da Magistratura do Piauí e da Academia Maçônica de Letras. Participou de inúmeros cursos, simpósios e seminários jurídicos em todo o País, especialmente os promovidos pela Escola Nacional da Magistratura, vinculada à Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. 

Foi Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI, durante 02 (dois) mandatos consecutivos (2006/2007 e 2008/2010). Promovido (acesso), por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, em 20 de agosto de 2008, integrando a 2ª Câmara Especializada Criminal, tomou posse, em sessão solene e extraordinária, no dia 10 de outubro de 2008. No Tribunal de Justiça, preside ainda os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Agrário do Estado do Piauí, vinculados ao Conselho Nacional de Justiça - CNJ". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981