Um pouco da história da família Luz em Cristino Castro

Nos últimos anos do século XIX e nas primeiras décadas do século XX algumas famílias oriundas da região de Picos (PI) acorreram para o Vale do Gurgueia, famílias como os Borges, Leal, Pinheiro e Luz. Essas famílias instalaram-se principalmente no povoado que décadas mais tarde vai transformar-se na cidade de Palmeira do Piauí no ano de 1962. 

Nas primeiras décadas do século XX os povoados Palmeira, Nova Lapa e Santa Luz pertenciam a Bom Jesus. Nova Lapa emancipou-se em 1953 para cidade de Cristino Castro. Então o povoado Palmeira passou a pertencer a esse novo município. Foi nesse contexto que pessoas do povoado Palmeira passaram a ter forte ligação e atuação com a iniciante cidade de Cristino Castro. Por exemplo, o primeiro prefeito de Cristino Castro, que foi nomeado em 1953 até ter a primeira eleição, foi Bernardino Pinheiro, de família oriunda do povoado Palmeira.

Outra família de presença marcante na cidade de Cristino Castro foi a família Luz. Só a título de exemplo, na primeira legislatura de vereadores (1954 a 1958) em Cristino Castro foi eleito vereador Fábio Leal da Luz. Elegeu-se também Rafael Borges Leal unido ao mesmo por laços de parentesco. Para a segunda legislatura (1959-1962) foi eleito vereador Valdemar Lemos da Luz. A partir de 1962 estes concentraram força política na vizinha e nova cidade de Palmeira do Piauí.

Uma figura de grande destaque na sociedade cristinocastrense nas décadas posteriores à sua emancipação foi Dona Rita Luz Parente, esposa do senhor José Borges (falecido em 2004), mãe de família exemplar e destacada na sociedade por fazer caridade e sempre visitar enfermos e famílias enlutadas. Dona Rita Luz Parente, a Rita do Zé Borges, faleceu em 1993 e merecidamente foi homenageada em 1995 com o nome de uma creche municipal.

Flávio Luz Parente, filho de dona Rita, foi eleito vereador em Cristino Castro três vezes (1992, 1996 e 2000). Em 2004 foi eleito vice-prefeito. Em 2008 não disputou cargo eletivo.

Para saber mais sobre a história da família Luz leia o volumoso livro 'Genealogia da Família Luz', escrito pelo picoense Teotônio Luz. Tem um exemplar desse livro, doado por Flávio Luz Parente, na Biblioteca Municipal de Cristino Castro. Ou então acesse este site:

Comentários

  1. flavio do zé borges28 de março de 2012 às 07:17

    obrigado calebe pela lembrança da minha familia,em especial a minha saudosa mae RITA LUZ PARENTE e meu saudoso pai JOSE PARENTE BORGES,pessoas que agradeço eternamente por tudo que fizeram por mim,e que me deixaram o seu exemplo como herança,pois me espelho muito nos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Também tenho o livro do Dr. Teotônio que ele me enviou no ano passado.

    Sou da família Luz e meus parentes chegaram ao Brasil há dez gerações, em meados do século XVIII, para povoarem Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por acessar nosso blog Rodrigo Luz. Abraço. Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Prezado Calebe,
    Seria Rafael Borges Leal irmão de Raimundo Borges Leal? Grato!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981