Entrevista com os candidatos ao Conselho Tutelar de Cristino Castro, a eleição é dia 22/01/2012 (reeditada com os novos entrevistados)


O Blog Catinga de Porco enviou duas perguntas para os 11  (onze) candidatos que concorrem às cinco vagas do Conselho Tutelar de Cristino Castro. Alguns escreveram as respostas, outros vieram falar diretamente conosco. As perguntas são: "Por que você decidiu ser candidato a conselheiro tutelar?" e "Se eleito (a) for como será sua atuação como conselheiro (a) tutelar?".

Enviamos também umas perguntas para montar o perfil de cada, com as seguintes perguntas: grau de escolaridade, idade, estado civil, filhos (caso possua) e atuação em movimentos socais.

Até o presente momento apenas três candidatos não trouxeram suas respostas, foram eles: Renato Granja, Alaiane e Gracilene Oliveira. Continue acessando esta matéria para ver as respsstas desses três que com certeza enviarão. Obs: os três estão informados da entrevista.
Estamos esperando as respostas dos três para colocar aqui, por isso continue acessando esta matéria.(Obs: ao candidatos Alaine, Renato e Gracilene Oliveira enviaram as respostas, leia também).

As respostas foram colocadas pela ordem, pelo número dos candidatos. A eleição é dia 22/01/2012.


Veja as respostas dos candidatos:

Alaiane Soares da Silva, nº 110

29 anos, casada, tem três filhos.


1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Sou Alaine Soares da Silva tenho 29 anos, sou casada com o pintor Maran, mãe de três filhos, sou filha do Pdein do  Banco. Quero ser conselheira por vários motivos: 1º porque sou mãe, acredito que a base da criança está na família. Penso não ser o suficiente gostar de criança é preciso fazer algo por elas, defendê-las e ajudá-los para que saejam adultos sadios e tenham uma vidade melhor.

2ª Se eleita for, como será sua atuação como conselheira tutelar?Se eleita for quero trabalhar em equipe, pelo resgate de valores nas famílias, com dignidade, obedecendo as eeis como o Estatuto da Criança e do Adolescente. Quero atuar junto ás famílias, com a sociedade, pelo futuro de nossas crianças. Se não cuidarmos de nossas crianças hoje, como serão os adultos de amanhã? Peço  à população que me dê essa oportunidade, pois farei o melhor possível pelas meninas e meninos do meu município. Agradeço, Alaiane do Maran, Nº 110.
=================================================



Rosânia Maria Silva, Nº 111
Casada, 36 anos, tem ensino médio completo
1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Pela situação que se encontra as crianças nem Cristino Castro e também por ser um trabalho interessante, proveitoso e digno para com as crianças e adolescentes do nosso município.
2ª Se eleita for, como será sua atuação como conselheira tutelar?
Vou atuar com precisão; ajudar crianças e adolescentes com absoluta prioridade. Vou lutar pelo direito à vida, à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar de crianças e adolescentes.
Vou trabalhar para que não sofram discriminação, exploração sexual, violência, etc. Vou recorrer à Justiça para fazer valer a lei, o que necessitar eu vou fazer.
“FAZER DIFERENTE É POSSÍVEL”
========================================================

Renato Granja, N° 112
26 anos, solteiro, cursando curso superior de Administração Pública (UAPI-UAB), atualmente é conselheiro tutelar de Cristino Castro.

1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Meu nome é Renato Granja, eu me candidatei a reeleição ao Conselho Tutelar porque eu tenho muito ainda que lutar pelos direitos referentes a Criança e ao Adolescente, vejo na face de cada uma quando seus direitos são violados ou melhor deixam de serem cumpridos ou quando há omissão, por isso tenho muito que contribuir para a causa e ainda conto com a contribuição de toda a comunidade em geral, pois, junte se a nós isso só vem a somar.

2ª Se eleita for, como será sua atuação como conselheira tutelar?
Sendo reeleito vou procurar defender todas as causas envolvendo os menores, lutando peços seus direitos e cobrando e fiscalizando do poder público, Ministério público e da sociedade em geral para que venha ser cumprido tudo que diz respeito a Criança e ao Adolescente no Munícipio de Cristino Castro.
===================================

Fagneia Monteiro Rodrigues, Nº 113
idade 26 nos, casada, dois filhos, ensino médio completo
1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Realizar o trabalho de conselheira tutelar é um trabalho árduo, assim mesmo resolvi ser. Me candidatei porque vejo em nossa cidade crianças e adolescentes precisando de ajuda. Juntamente com o Poder Público, Justiça, CDMCA e meus quatro colegas conselheiros é que quero ajuda a população. Com certeza serei uma conselheira que vai priorizar esse trabalho tão importante.
2ª Se eleita for, como será sua atuação como conselheira tutelar?
Depois de eleita farei de tudo para honrar e fazer jus à confiança que a população de cristinocastrense me confiou. Vale lembrar que nos primeiros dias terei dificuldades e obstáculos, mas enfrentarei com firmeza e segurança. Lutarei dentro da lei como me assegura o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), assegurando e preservando os direitos, inclusive os do artigo 4: “É dever da família, da Comunidade e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
De já agradeço antecipadamente a quem me der este voto de confiança.
Fagneia Nº 113. Fagneia, mulher de luta e conquista.
====================================================
Miguel Ramos, Nº 114,
22 anos, solteiro, cursando ensino médio (3º ano), liderança da juventude da Assembleia de Deus Madureira.
1ª Por que você resolver ser candidato a conselheiro tutelar?
Porque pude perceber há uns três anos o quanto a nossa cidade precisa de um Conselho Tutelar atuante. Quero pedir ao nosso povo a oportunidade para estar atuando nesse órgão tão importante. Para defender as crianças e os adolescentes da nossa cidade
2ª Se eleito for como será sua atuação como conselheiro tutelar?
Como conselheiro tutelar pretendo cuidar para que as leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente sejam cumpridas. Pretendo, principalmente, realizar palestras na nossa cidade e nos povoados pertencentes a ela abordando temas polêmicos, entre eles - crianças vítimas de pedofilia. Pretendo realizar parcerias, se possíveis com grupos religiosos e entidades governamentais e não-governamentais, para o desenvolvimento de atividades educativas para crianças e adolescentes. Por isso conto com o seu apoio na hora de votar para juntos cuidarmos das nossas crianças e adolescentes para que os seus direitos não sejam violados. "Crianças felizes e bem educadas serão futuros cidadãos".
=============================================


Edilmar Bispo, Nº 115


idade 22 anos, solteiro, cursando ensino médio (3º ano)
Coordenador da Pastoral da Criança há um ano e seis meses, voluntário da Cáritas há um ano, seis meses de volutnário da CPP (Comissão Pastoral da Terra), professor do Grupo de Jovens, voluntário do Projeto Aquisição de Alimentos(PAA) da Cáritas em parceria com a Conab.
1ª Por que você decidiu ser candidato a conselheira tutelar em Cristino Castro?
"Devido ao fato de me sentir capaz de ajudar a nossa comunidade pela experiência que tenho em trabalhos sociais, quer ajudar no combate à pedofilia e ajudar criançase adolescentes em situação derisco. Algo quemechamoumuitoa tenção e me incentivou bastate é o descaso em relação à prostituição infanto-juvenil que tem em nossa cidade.


2ª Se eleito for, como será sa atuação como conselheiro tutelar?
Pretendo colocar em ação toda a minha experiência na millitânciamem movimentos sociais, como por exemplo, da Pastoral da Criança. Vou lutar junto com meus colegas para fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre que precisar recorreremos às instâncias superiores para garantir a efetivação dos direitos da criança e adolescente, não me cansarei. Q Me dedicarei muito, tanto à parte interna burocrática (atendimento) como atuarei externamente, ouvindo, inclusive, as denúncias e fazendo os devidos encaminhamentos. Quero ser um instrumento nessa luta, uma voz em defesa das crianças e adolescentes.
==============================================


Altamiran Ribeiro, Nº 116
31 anos, casado, pai de quatro filhos; grau de escolaridade: cursando ensino médio, tem formação técnica em Desenvolvimento Sustentável (México) e Direito Popular com ênfase em crianças e adolescentes (Ufpi). Participação em Movimentos Sociais: Pastoral da Criança (1995); Grupo de Jovens; CPT (Comissão Pastoral da Terra) com trabalhos nas áreas de combate a trabalho escravo, meio ambiente e acesso à água; pela Cáritas (crianças e adolescentes); um dos fundadores da lei que criou o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescentes de Cristino Castro (foi vice-presidente por 3 mandatos); participou da criação do 1º Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e exploração sexual de crianças e adolescente.
1ª Por que você decidiu ser candidato a conselheiro tutelar em Cristino Castro?
Primeiro é que eu há muito tempo tinha vontade de ser candidato, sempre estive dentro da linha de atuação do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescenete)  Vendo a situação atual do Conselho Tutelar que só está mais atuando internamente e não está atuando muito externamente com campanhas de enfrentamento direto, provocando a sociedade para a luta pela criança e  adolescente resolvi ser candidato a conselheiro tutelar.
Agora senti o chamado para colocar a experiência que adquiri na minha luta em movimentos sociais, sobretudo com crianças e adolescentes em prática no Conselho Tutelar de Cristino Castro.
Renunciei ao cargo de presidente do CMDCA para ser candidato, colocando minha formação nesses anos a serviço. Vou ficar exclusivamente para fazer as atividades do Conselho Tutelar, o que a lei pede.
2ª Se eleito for, como será sua atuação como conselheiro?
A primeira coisa que vou fazer é chamar meus colegas eleitos para fazer o que já foi feito antes, fazer um diagnóstico – Ex: a prostituição – os pontos, as drogas – quem estão envolvidos, os bares, etc.
Ver os processos, principalmente os que estão parados e reativar. Aquilo que o C.T. tem para fazer internamente vamos fazer também, fazer um planejamento sistematizado. Chamar as instituições para serem parceiras de novo do Conselho Tutelar. Instituições como a Cáritas, as igrejas evangélicas, a Católica, escolas, Poder Público, a Justiça (principalmente). Pensar junto com elas, elas são responsáveis pelas crianças, toda a sociedade.
Em cima disso fazer campanhas. Na educação, olhar pela questão da evasão escolar, observar a frequência nas escolas – chegar até os pais – ver a razão da baixa frequência e notas. Lutar por reforço escolar nos bairros. Isso em escolas do município e estado.
Reativação da luta pelo Fundo da Infância. O lamentável é que nenhum gestor na história de Cristino Castro gosta disso, talvez porque é um recurso que eles [os gestores] não tem poder sobre ele, eles só podem aplicar. Já perdemos muitos recursos de 2008 até agora só por falta de uma conta bancária aberta. Como conselheiro vou lutar por esse Fundo da Infância.
==================================================

Francisco Martins Neto, vulgo 'Robin', Nº 117
26 anos, casado, 01 filho, ensino médio completo
1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Devido à grande necessidade de as crianças e os adolescentes de nossa cidade não terem uma assitência mais atuante. Elas necessitam de um olhar diferente, pessoas que tratem no intuito de defender e ajudar os pais a colocá-los na sociedade para que se tornem grandes cidadãos no futuro.

2ª Se eleita for, como será sa atuaação como conselheira tutelar?
Com parcerias com os outros conselheiros pretendo atuar com palestras onde vou direcionar os pais dessas crianças e adolecescentes ; fazer com que as leis como o Estatuo da Criança e do Adolescente possam realmente valer. Pretendo atuar com outros projtos que ainda estou elaborando.
==============================================

Thais de Jesus, Nº 118
22 anos, ensino médio completo, solteira:

1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
"Porque vejo muitas crianças e adolescentes que vivem no mundo dos vícios, na prostituição, sendo exploradas, muitas vezes até discriminadas. Sendo conselheira poderei ajudar mais essesadolescentes, fazendo o meu trabalho, orientando ebuscando a solução adequada para cada problema."

2ª Se eleita for, como será sa atuaação como conselheira tutelar?
"Trabalharei fazendo meu serviço da forma mais correta possível, observando atenciosamente a comunidade, buscando ajudar a quem precisa, trabalhando conforme a Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente visando proporcionar uma melhorqualidade de vida para nossas crianças e adolescentes em geral."
========================================


Gracilene Santos Cachoeira, nº 119
38 anos, casada, 04 filhos, - 1 neta; tnsino superior completo (Normal Superior – Uespi), pós-graduanda em Psicopedagogia; conselheira tutelar por dois mandatos, é voluntária da Pastoral da Criança como comunicadora social.
1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Com a minha experiência quero dar continuidade a esse trabalho porque já fui conselheira por dois mandatos, gosto do que faço, faço por amor à causa. Prova que sempre participei de capacitações da área, gastando até mesmo do meu bolso para locomoção, tudo para ganhar mais conhecimento e ajudar as crianças e adolescentes e C. Castro. Tudo que fazemos tem que ter amor. O conselheiro é uma grande ferramenta para ajudar crianças e adolescestes e nosso município está precisando.
2ª Se eleita for, como será sua atuação como conselheira tutelar?
Correr atrás mesmo. Sabemos que não depende somente do Conselho, nosso trabalho é mais de encaminhamento. Mas um ‘NÃO’ não vai me esmorecer, ir arás é o que vou fazer, como já fiz. Acompanhar, orientar as famílias que precisam das informações. Quero fazer trabalhos de conscientização para as famílias para ajudá-las a cuidarem dos filhos. Correr atrás de melhoria também para estruturar nosso Conselho Tutelar. O atual Conselho não tem uma estrutura decente.
Senti falta nos últimos anos de palestras nas escolas, de mais atuação do Conselho fora. Quero fazer trabalhos de conscientização, informações com palestras, em escolas, bairros, etc. 
================================================= 

Gracilene Oliveira, Nº 120

casada, dois filhos (uma com 14 anos e outro com 12), cursando ensino médio (está no 3º ano)

1ª Por que você decidiu ser candidata a conselheira tutelar em Cristino Castro?
Quero influenciar numa melhor educação e amparo às nossas crianças e procurar trabalhar sempre com honestidade e seriedade.
2ª Se eleita for, como será sua atuação como conselheira tutelar?
Junto aos demais companheiros do Conselho Tutelar procurar acompanhar de perto as famílias e orientar as crianças em relação aos seus direitos e deveres. 

foto: sabetudo.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981