Contribuição à História do Protestantismo em Cristino Castro

Falar sobre a história do Protestantismo em Cristino Castro é necessário uma pesquisa bem profunda, pois não existem documentos escritos, ainda temos que pesquisar muito.

O Protestantismo no Piauí começou pelo sul do Piauí, foi a Igreja Batista que chegou à região de Corrente através de missionários americanos nos útlimos anos do século XIX. Em 1904 houve a inauguração do primeiro templo protestante (evangélico) do Piauí na cidade de Corrente.

Segundo Dona Lurdes, os primeiros evangélicos que ela tem na lembrança na passagem por Cristino Castro foram batistas da família dos Benvindo, possivelmente nos anos 1950. Perguntamos à Dona Cleonice Benvindo e esta nos informou que o pai do dr Gladstone (sr Fernando Benvindo) foi o primeiro evangélico que ela se recorda que passou por Cristino Castro. Segundo ela o mesmo era muito convicto na sua fé e já naquela época tentava persuadir as pessoas para se converterem à nova fé. Mas o preconceito ainda era muito grande.

Em Cristino Castro o primeiro templo evangélico, segundo informações dos mais velhos foi o da Igreja Cristã Evngélica no início dos anos 1970. Naquela época Cristino Castro foi brindada com a presença ilustre de missionários suiços pertencentes a essa igreja. Pastor Werner foi um guerreiro na evangelizaçõa dessas terras. O mesmo faleceu de acidente automobilístico. Pastor Alencar chega nessa época, pastoreando a Igreja Cristã, ficou aqui até 1993.

Nessa mesma época já era forte em nossa cidade os trabalhos da Assembleia de Deus 'Missão'. O sr Francisco da Ema (que hoje é da Asembleia de Deus Madureira) nos disse que quando era "rapazote" já andava evangelizando por esta região com o pastor da Assembleia de Deus 'Missão' de Bom Jesus, pastor Valdivino, por volta do início dos anos 1960. 

O templo da Assembleia de Deus de Cristino Castro fora inaugurado também nos anos 1970, ao tempo do pastor Zé Melo. Este pastor também trabalhou como professor no Colégio Ceia, fundado em 1973. O templo antigo da Assembleia de Deus localizava-se onde hoje é o templo da Igreja Batista Nacional. Em 1994, através do pastor Zé Araújo, começou a construção do novo templo que hoje está na Avenida David Campos próximo ao Fórum.

Em 1978 chega a Cristino Castro o pastor Antônio Temporal que imprime uma arrojada evangelização nas comunidades do interior. Esse pastor praticamente foi o pioneiro na evangelização maciça na região de Lagoa Grande. Seus cultos, muito bem organizados, atraíam muitas pessoas. Uma grande atração nessas cerimônias era a voz de sua esposa, a Irmã Josélia, essa cantava (canta) muito bem e atraía a muitos com o som de sua sanfona, algo novo na cidade. Foi durante seu pastoreio que houve a construção da Casa Pastoral da Assembleia de Deus (ver foto).


As ações do pastor Temporal incluiam evangelismo , conscientização cidadã, filantropia cristã, levando medicamentos, vacinas e até alimentos às comunidades carentes.


Os anos 1980 foram marcados pela chegada de novas igrjas na nossa cidade. No início dessa década merece destaque os trabalhos do Pastor Menezes e de sua esposa (Irmã Maria Menezes, falecida em 2011) da Igreja Batista. O templo da Igreja Batista foi inaugurado no início dos 1980.


Em 1984 chega do Ceará a Cristino Castro o pastor Garcia, o Garcia do Sindicato liderando a Igreja Assembleia de Deus - Missão Filadélfia da Bahia. O templo dessa igreja era onde hoje é o templo da Igreja Adventista na rua João Falcão.


É também dos anos 1980, da segunda metade, a inauguração do templo da Igreja Pentescostal Congregação Cristã no Brasil na rua João Falcão.


Em 1986 começa os trabalhos da Igreja pentecostal Deus é Amor que este ano comemorou 25 anos de história na nossa cidade.


A partir de 1996 a Igreja Batista foi reativada, estav parada, com a vinda do grande pastor Antônio José. Este fez um grande trabalho, sobretudomcom jovens em Cristino Castro.


Ainda em 1996 começa os trabalhos da Igreja Batista Nacional com a chegada do guerreiro Pastor Aluízio. Foi durante o seu pastoreio que a igreja conquistou sede própria, no antigo prédio da Assembleia de Deus, em frente a Escola Ministro Hugo Napoleão. Em 1999 assumiu os trabalhos dessa igreja o Pastor Edivaldo, ficando até 2008.


Em 2001 foi inaugurado aqui o templo da igreja renovo Pentecostal. Em 2002 foi a vez da Igreja Assembleia de Deus 'Madureira' na ra Alcino Guerra. Em 2007 chegou a Igreja Adventista, na rua João Falcão.


É também recente a presença da Igreja Universal do Reino de Deus na nossa cidade. Já esteve por aqui há alguns anos e depois retornou. Hoje está a Avenida David Campos em frente á Praça dos Paraibanos.


Já tivemos também a presença de outras igrejas, como a Metodista Renovada sob o comando do Pastor Aluízio. Hoje esse pastor tem um ministério independente, baseado na filantropia, na assistência aos necessitados e na conscientização do cristão como cidadão.

Está recém instalada em Cristino Castro a Igreja do Evangelho Quadrangular (novembro de 2010) em frtente ao estádio, bairro Mutirão.


Se obtivermos mais informações falaremos aqui.



Comentários

  1. Muito me emociona rever a fotos acima. Temporal saiu da Bahia, deixando um bom emprego na Módulo Engenharia, onde atuava como Supervisor Geral, vindo para Cristino Castro obedecendo um CHAMADO DE DEUS para pregar o EVANGELHO. Ai começava a sua árdua missão como Pastor, uma vez que sua atuação no Evangelho foi colaborando em outras funções em várias Congregações,inclusive na Igreja da qual seu Pai, Valdir Martins era responsável.
    Em Cristino Castro encontrou apoio dos irmãos daquela época, sem deixarmos de salientar o Irmão Pedro, com quem firmou grande amizade.
    Temporal recebeu de DEUS realmente um chamado para ir a Cristino Castro, e tenho certeza que cumpriu com sua missão e como disse o Apóstolo Paulo, ele pôde dizer: COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA, MAS GUARDEI A FÉ(essa frase eu citei no dia de seu sepultamento).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981