As mulheres na política de Cristino Castro

A primeira mulher eleita em Cristino Castro foi Lira Campos (falecida recentemente AOS 91 ANOS) em 1972, eleita vice-prefeita de Petrônio Falcão.

Demorou 16 anos para termos outra mulher eleita, foi na eleição de 1988 – Socorro do Dionando foi eleita vice-prefeita de Verival Vasconcelos. A eleição de 1988 trouxe outra novidade, foi a primeira vez que uma mulher candidatou-se a prefeita, falamos de Irene Campos Falcão (filha de Lira Campos), a mesma não foi eleita, mas teve expressiva votação, mais de 500 votos. Tivemos mulheres candidatas a vereadoras, como Creusa do Lourenço.

Em 1992 elegemos as primeiras vereadoras de Cristino: Irene campos Falcão e Maria Guadalupe Rodrigues Santiago. Em 1992 podemos destacar outras mulheres na política: Euvanete Benvindo que foi candidata a vice-prefeita de Antônio José, (chapa derrotada) e tivemos candidatas a vereadoras como a Dona Maroca e a Zó. 

A eleição de 1996, de certa forma não avançou quanto à eleição de mulheres, nenhuma foi eleita, mesmo tendo uma candidata a prefeita - Dra Verônica. Em 1996 tivemos um bom número de candidatas vereadoras: Querubina, Ângela, Carmelita Manicure, Claudete, etc.

Em 2000 elegemos outra vereadora, falamos de Maria Euridéia, a Déia do Soares. Outras candidatas foram:  Carmelita, etc.
Em 2004 elegemos outra vereadora – Maria Dina. Outras candidatas desse ano: Bertulina, Neuza Cagaita, Nem, etc. Lígia Falcão ficou como suplente e assumiu em 2008 uma vaga porque outro vereador perdeu o mandato por infidelidade partidária.

Em 2008 foram eleitas vereadoras: Cléria Soares e Claudete pela oposição. Outras candidatas dessa eleição: Maria Eunice do Sindicato, Professora Nelma. 

Que em 2012 mais mulheres militem na política de Cristino Castro. Esperamos que tenha outra candidata a prefeita. E por que não uma prefeita eleita? Pelo que escutamos vai ter algumas mulheres disputando vagas na Câmara. Isso é bom para a democracia. 

Comentários

  1. concordo plenamente caro colega mas se for para trabalhar e levantar mesmo a bandeira, porque infelismemente pessoas que agente pode ate se enganar que chegando la não mude sua atitude não querem . porque precisamos mudar não é só os vereadores não temos que governar diferente com coragem, atitude responsabilidade e compromisso esquecer quem é prefeito e agir dentro da lei doa a quem doer

    ResponderExcluir
  2. :)

    Artigo dos bons.

    Eu tenho vontade de entrar na política de CC, mas por ter morado longe da cidade desde os meus 14 anos, é capaz de nem me reconhecerem mais como filha da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Esta mulher da foto acima eu mesma não conheci,mas meus avós foram moradores nas terras dela e de seu esposo, Davi Campos.segundo o que meus velhos avós me falam,eram como se fossem pais para eles, eram pessoas honestas, prestativas com as pessoas que viviam à sua volta.Já diziam, dai a César o que é de César...e o que é verdade a gente mostra.

    ResponderExcluir
  4. Em 2016 tivemos outra mulher candidata a prefeita - Joquebede Dias, obteve votação de mais de 1.500 votos. Em 2016: Rute Honório foi reeleita vereadora, a primeira mulher reeleita. Ainda em 2016: tivemos a eleição da Professora Francisca Cesário para vereadora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981