Histórias de 'trancoso' de Cristino Castro

Existem muitas histórias de trancoso, ou seja, histórias de assombração na nossa cidade, as principais são do trecho da BR, da saída de C  Castro rumo a Brasília até a entrada de Santa Luz. Vejamos as principais:

Cruz das Almas
A três quilômetros de Cristino Castro na saída para Brasília fica a localidade Cruz das Almas. Muitos, sobretudo quem dirige, afirmam já ter visto “livrusias”, assombrações no local. Quando menino já escutei a história de uma “loira” que aparecia aos motoristas. As aparições dessa loira ainda hoje estão acontecendo.

Alguns afirmam sentir a moto pesada, como se estivesse alguém na garupa da motocicleta. Existem algumas histórias de gente que dá carona para pessoas e depois estas desaparecem. Antigamente era comum ter histórias assim com as bicicletas.

No lado esquerdo da Cruz das Almas fica uma capela e alguns túmulos. Conta-se que naquele local houve uma batalha da Guerra dos Balaios e que muitos corpos estão enterrados ali. Dizem que o trecho é cheio de “almas penadas”

Mesmo aquele que não crê em aparições passa receoso pelo local.
Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta.

O pé de Pau-d’óleo mal-assombrado
Logo na saída de Cristino Castro, pouco depois do Pantanal existia um pé de pau-d’óleo décadas atrás. As pessoas ‘morriam de medo’, as crianças que moravam nas imediações se arrepiavam só em passar em frente. Colhi o testemunho de uma mulher que foi criança que no início dos anos 1970 morava lá perto. Esta mulher me falou que era comum ver uma luminosidade no pé de pau-d’óleo. As pessoas diziam que eram almas querendo que as pessoas acendessem velas. O medo era tanto que as crianças dormiam cedo para não ver a LUZ.

Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta

 A entrada de Santa Luz
Toda encruzilhada é ponto de aparições de ‘livrusias’. E a entrada para a cidade de Santa Luz há 5 Km de Cristino Castro, é um desses locais. Ainda mais porque há poucos metros dali tem um velho cemitério que muitos já viram um clarão.Um homem de Cristino só viaja para Santa Luz armado, prevenido contra as assombrações que ele já viu. Não sei o porquê, pois bala nenhuma vai acertar uma ‘alma’.

O pior é para os pescadores que vão pescar ali perto da entrada, as almas do trecho estão sempre aparecendo para eles.
Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta

O trecho da Queiroz Galvão
É outro local de aparições, é assim chamado porque lá, anos atrás a Queiroz Galvão esteve alá instalada.  Uma jovem me relatou que ao passar por lá viu um grande fogo na mata e nada da mata queimar, continuou a seguir, saiu apavorada. Muitos relatam as aparições do local, já colocaram até uma cruz por lá para ver se espanta essas assombrações.

“Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta”

O fantasma da mulher esmagada pela carreta
Ali próximo ao Pantanal no ano de 1992 uma mulher foi esmagada por uma carreta. Ela vinha de carona e pediu para mijar, a careta parou. O motorista teve que manobrar o veículo para liberar a pista. A mulher urinava embaixo da carreta bem próxima a um dos pneus, um simples deslocamento da carreta foi suficiente para esmagar seu corpo, livrando apenas a cabeça, morte instantânea.

Depois disso as pessoas começaram a relatar que estavam vendo a alma dessa mulher. O Gonzaga do Sossego, passando de bicicleta por lá, anos atrás, deu carona para uma mulher. No meio da pista, escuridão total, a mulher perguntou:

- “Ei moço, o senhor lembra de uma mulher que foi esmagada aqui por uma carreta?”
- “Lembro sim”, disse o desinformado do Gonzaga.
- “Pois é, essa mulher sou eu”, disse a mulher.

O coitado do Gonzaga sentiu um medo tão grande que perdeu o controle da bicicleta e caiu desacordado recuperando-se bem depois.
Você que costuma passar por ali, principalmente à noite, se prepare.

Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta

A bola de fogo da estrada da Lagoa Grande
Quem vai para a Lagoa Grande à noite é bom se preparar. Num determinado ponto de tráfego difícil, de muito areião, próximo a uma subida, aparece uma bola de fogo em cima da mata, subindo e descendo e chegando perto da pessoa.
Conheço dois relatos reais, de pessoas sérias que virão essa bola de fogo. Outros relatos confirmam que as motocicletas sempre apagam naquele ponto, a moto não funciona e de repente lá se vem a bola de fogo.

Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta

O Vaqueiro e a ‘loira’, um causo do povoado Chifre Fino
Outro caso de Cristino é a história de um vaqueiro do povoado Chifre Fino, do outro lado do rio. Certo dia, à noite, sem energia, esse vaqueiro fez sua própria janta e quando terminou de comer deitou-se em sua rede e, de forma bem boçal, proferiu as seguintes palavras:

“ – Eita que eu tô farto, só está me faltando agora uma loira aqui pra mim”

No ato, ele olhou para o lado e viu uma “loira”, bem grandona, O vaqueiro saiu em disparada e a ‘loira’ atrás. O vaqueiro entrou dentro do curral e se meteu no meio da boiada, foi a sua sorte. A loira sumiu, as pessoas contam que o boi é um animal abençoado, por isso ela foi embora.

Nunca mais o vaqueiro desejou ter uma loira.

Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta

A Serraria mal-assombrada

No bairro Sapolândia, numa das ruas lá de trás, existe uma grande serraria não muito nova. As pessoas contam que essa serraria é mal-assombrada de dia e de noite. Chuveiro liga só, móveis mudam de lugar, etc.

Uma jovem viu um vulto preto, e detalhe essa jovem estava com mais duas amigas e nenhuma das duas viu nada. Uma vizinha dessa serraria outro dia acordou com um forte tossido vindo da serraria, passou a noite toda, coisas do além.

Todos temem passar por perto, tem uma encruzilhada lá ao lado, local de aparecimento de assombrações. Dizem que trabalhadores de fora desistiram de ficar com seus empregos na serraria, foram embora.

Essa é mais uma história que o povo de Cristino Castro conta

Fonte da foto: blog aballando tudo

Comentários

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981