Quem foi Claudionor Dias?

Claudionor Augusto Dias, natural de Caracol (PI), veio para o povoado Nova Lapa com sua família nos anos 1930, atraído pelos bons negócios que o povoado propiciava graças ao algodão.

A foto da esquerda mostra Claudionor Dias nos anos 1930, época em que chegou ao povoado Nova Lapa. A foto da direita retrata o mesmo nos anos 1950, epoca da emancipação política de Cristino Castro.

Era um eficiente prático farmacêutico que elegeu-se vereador (1951-55) em Bom Jesus representando o povo de Nova Lapa. Era filiado à UDN - União Democrática Nacional. É considerado o primeiro GRANDE político da história de Cristino Castro. Foi o líder e autor do projeto de emancipação política de Nova Lapa para cidade de Cristino Castro em 1953, a contragosto de Bom Jesus.

É pai, dentre outros importantes filhos, do grande literato e hoje juiz aposentado William Palha Dias autor da obra Rascunho Histórico de Cristino Castro.
Foi homenageado, recebendo o nome de uma rua. É a rua Claudionor Dias, rua essa onde mora a Dona Amália, que começa na João Dias e termina na Alcino Guerra.. Homenagem justa, mas o leitor há de entender que é pouco perto da importância histórica desse homem.

Na foto abaixo a imagem da rua Claudionor Dias em Critino Castro.












 Fontes dessa pesquisa:

 DIAS, William Palha. Rascunho Histórico de Cristino Castro
 BARROS, Jesualdo Cavalcante. Dicionário Enciclopédico do Gurguéia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981