Livro de Geografia mostra imagem do desperdício de água em Cristino Castro

O livro de ensino médio Geografia: Geografia Geral e do Brasil, autores Lúcia Marina e Tércio (editora Ática), no capítulo 12 : ‘Água: escassez e poluição’ mostra uma foto de um poço jorrante de Cristino Castro com a seguinte legenda: “Desperdício de água em poço no Piauí, uma das áreas carentes desse precioso líquido em nosso país” (página 117).

Uma parte do texto diz o seguinte: “‘o grande ‘planeta água’ está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia’” (P.117).

Então cristinocastrenses, a partir desse dado vamos re-
fletir sobre a nossa condição de detentores de um dos maiores lençóis freáticos do Mundo. Queremos uma Cristino Castro que cuida do líquido mais precioso do planeta ou vamos continuar sendo mostrada em livros e em telejornais pelo nosso antigo desperdício de água?

O Catinga-de-porco não prega o fim por completo do nosso tradicional lazer, mas
defende que este seja feito de forma mais consciente e responsável, com muito menos desperdício. E o que fazer? Fechar os poços? Não assim, de uma hora pra outra. Um rodízio de dias para abri-los é uma boa idéia. Nesse ponto caberia uma legislação municipal.

Uma outra dica é apostar no ecoturismo. Temos belas paisagens, um rio, brejos na região, Olho D’água da Chuva a 20 Km etc. O ecoturismo é uma prática sadia e que faz bem ao meio ambiente.

Um provérbio africano para nossa reflexão: “Não herdamos a terra de nossos pais, a tomamos emprestada de nossos netos”. O debate foi levantado.

Comentários

  1. salve salve blogueiro, estou de total acordo com a sua postagem, até quando iremos conviver com o desperdicio de um bem tão precioso, espero que um dia, os moradores desta bela cidade que um dia morei, abram os olhos e vejam o que está acontecendo ao seu redor.

    há pra quem não mi conhece sou Jakes Nerys, neto do finado João das peles ou sr. João Ciarenço como era conhecido pelos amigos.

    falo de coração, pois gosto desse pedaço de chão onde um dia trilhei meus primeiros passos.

    ResponderExcluir
  2. Ha tempos presenciamos esse desperdício e nadas fazemos para diminuí-lo.

    A divulgação já é um grande começo, parabéns Calebe a todos que repudiam esse crime.

    E convoco a todos que pensemos em soluções e as coloquemos em prática o quanto antes.

    Xixiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981