O que é a Catinga-de-Porco?

Em primeiro lugar, qual a grafia correta para o nome catinga-de-porco? Bom, optamos pelo nome separado por hífen por ser esse um substantivo composto. Mas, encontramos duas outras versões sem hífen. Na obra Diconário Histórico e Geográfico do Estado Piauí de Cláudio Bastos, o termo está escrito assim: “Catinga de Porcos”. Em Dicionário Enciclopédico do Gurguéia de Jesualdo Cavlacanti está escrito “Catinga de Porco”. No site Sapiência está separado por hífen. Fica a seu critério.






Catinga-de-porco foi o primeiro nome dado, ainda no século XIX, à localidade que mais tarde (em 1902) se chamaria Nova Lapa e depois Cristino Castro (em 1953).

Segundo o Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí de Cláudio Bastos, “Catinga de Porcos” (sem hífen) é uma árvore de flor amarela que depois de seca se faz um poderoso chá conhecido como “maravilha-do-sertão”.

O site Sapiência — Informativo Científico da Fapepi (www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia10/pesquisa1.php) - diz que a catinga-de-porco (Terminalia brasiliensis Camb) tem as seguintes atividades farmacológicas: antidepressiva, antimicrobiana, anti-ulcerogênica, analgésica e hipolipeminante. Popularmente é usada contra males do estômago, barriga inchada e disenteria. Segundo esse site a catinga-de-porco, junto com outras plantas encontradas no Piauí, está em fase avançada de testes sobre seus efeitos terapêuticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981