Cristino Castro, belezas infinitas, opção para o ecoturismo

Esta foto (Acervo Quirino Neto) mostra o Vale do Gurguéia, no município de Cristino Castro. Rio cheio, belas vazantes no período das cheias, no início do ano.

Este é o Rio Gurgéia:
“No curso de 740 Km cinco cidades são localizadas em suas margens (São Gonçalo do Gurguéia, Redenção do Gurguéia, Bom Jesus, Cristino Castro e Jerumenha) e desemboca na antiga Vila da Manga, a 30 Km à montante da cidade de Floriano. É o mais extenso afluente do rio Parnaíba e a segunda maior bacia hidrográfica do Piauí, ennvolve 34 municípios” ( Fonte: Jesualdo Cavalcanti, Dicionário Enciclopédico do Gurguéia, Editora Halley, 2008, página 187).

O rio Gurguéia está aí para nos propiciar comida (com suas roças e pescaria) e lazer. Com as águas razas do meio do ano temos belos pontos turísticos para o banho, como por exemplo, a Prainha. A forma mais fácil para chegar até lá é descendo pelo beco em frente à Igreja Católica.

No início do ano, período das cheias, é mais arriscado banhar, mas muitos se aventuram a atravessar o rio. Mas atenção, só faça essa aventura se você tiver experiência ou se estiver acompanhado de alguém que entenda mesmo do assunto.

Duas pessoas em Cristino Castro que são amantes do nosso rio Gurguéia e do nosso vale são: o Quirino Neto e o Jânio (Pintor). Em 2007, por exemplo, eles organizaram um passeio ciclístico (veículo ecologicamente correto) com crianças e adolescentes até o Olho D’Água da Chuva, um lugar belíssimo que só a nossa região tem. Esse local pertence a Palmeira, mas fica perto da nossa cidade. Lá a água brota das rochas. O grande rochedo, junto com as árvores frondosas e água que cai e se acumula embaixo, formam um microclima bastante agradável, só indo pra ver.

Valorize e preserve o nosso rio, lembre-se que existem lugares onde rios estão morrendo e as pessoas já estão a lamentar. Não precisa ir muito longe não, em Monte Alegre, a menos de 200 quilômetros de Cristino, isso já vem ocorrendo. Quem assistiu ao Fantástico do dia 08 de Novembro de 2009 sabe o que estamos falando.

O Catinga-de-porco aposta no ecoturismo. Para o Catinga-de-porco, a verdadeira atração turística de Cristino Castro, ou pelo menos a mais responsável de todas, deve ser a exploração sustentável das belezas do nosso rico vale: rio, serras, vazantes e outras.

Comentários

  1. È meu caro, amigo Calebe, realmente nossa cidade ñ deixa nada a deseja quando se fala de aventura, mas resaltando um fato, bem praticado em Cristino Castro, que inclusive gosto muito é o alpinismo, escalada, cujo nossa cidade nos propociona uma grande adrenalinda, devido ser rodeada por maravilhosas serras, q evidencia a beleza de nossa cidade.
    Só praticando mesmo é q vc vai sentir a emoção q er vc escalar e esplora essa maravilhosas serras..


    P.S. Ronnyery Barbosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981