O Reisado dos ‘Bode’

A ‘Festa de Reis' (reisado),organizada principalmente pela família dos “Bode”, está perdendo um pouco do seu brilho, é que as pessoas não valorizam mais como antes. A festa é comemorada no início de Janeiro. Essa festa antes atraía muitas pessoas. A festa tinha seu ponto alto lá no Morro, descia pelas ruas, principalmente pela João Falcão, animando a todos. O Geraldino era o que conduzia o “boi”. O Geraldino é um artista, dava espetáculo. Ainda me lembro de um trecho de uma das cantorias daquela saudosa festa:

“Lá vem meu boi,
Ora ‘vamo’ vadiar’.
Ele vem de longe,
Ora ‘vamo’ vadiar.
Vem do Ceará,
Ora ‘vamo’ vadiar
Vem do Maranhão,
E quer ganhar tostão,
Ora 'vamo' vadiar
Vem do Rio de Janeiro,
E quer ganhar cruzeiro
Ora ‘vamo’ vadiar...”

Em 2009 houve, mas as pesoas não compareceram em peso como antigamente.Outras festas organizadas pelos “Bode” são: o Forró dos Bode e o Carnaval dos Bode, mas essas duas aindas são mantidas. Pedimos que o mesmo aconteça com o Reisado. A Cultura cristino-castrense agradece.

Comentários

  1. Ñ podia esquecer de mandar um forte abç. o Sr. Geraldinho e sua família, sempre enriquecendo a nossa cultura ou seja nossas raízes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro