A lenda da Baleia que vive debaixo da Igreja

Você sabia que existe em Cristino Castro a lenda de uma baleia que vive sob a Igreja Católica? Pois é, eu mesmo já escutei muito essa ‘história’. 

Eu, por exemplo, já ouvi que a cabeça da baleia é que fica debaixo da Igreja e o resto do corpo se espalha por outras partes da cidade. Dizem também que ela está adormecida e que se acordar o estrago vai ser feio.

Mas, na verdade, a lenda de uma baleia que mora debaixo de uma igreja é originária da cidade de Valença do Piauí. De alguma forma a ‘história’ se espalhou e chegou até a nossa cidade. Talvez essa lenda ganhou mais força graças à descoberta, no passado, do nosso rico lençol freático. Se você conhece algum outro detalhe dessa lenda escreva aqui.


Segundo o Querino Neto, uma pessoa de Cristino que sabe muito sobre lendas é o Seu Louro da Serraria.

Fonte da foto da baleia usada nesta matéria: Blog  'Senhor Cartum'





Igreja de Cristino Castro

Comentários

  1. Lembro que ouvi isso quando eu era criança e estudava no Reino Encantado que fica atrás do lado da Igreja.

    ResponderExcluir
  2. eu mim lembro que ja ouvi muito dessa lenda da baleia
    so que eu sei assim que ela esta adormecida a cabeça dela ta aqui na igreja de cristino castro e o resto do corpo na igreja de bom jesus. teve um tempo que na nossa cidade de cristino castro estremeceu e os povos falaram que era a baleia adormecida querendo acordar.

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Calebe Temporal,

    Será que essa baleia que vive sob a igreja de Cristino Castro é a mesma que vive embaixo da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, em Picos? Brincadeira... É que por aqui também se conta/narra esse mito/lenda.

    Um abraço!

    Com estima fraterna,

    Edimar Luz

    ResponderExcluir
  4. a lenda e q uma baleia esta adormecida e sua cabeça esta em uma igreja na cidade de valença do piaui e orabo estana igreja de aroazes e q ela esta adormecida e q se ela acorda ira alagar toda aquela regiao pelo menos e isso q eu sei e q me contara :D

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Calebe,
    Morei na rua q fica nos fundos da Igreja (ao ladp da cs de Chico da Eva). Quando chegamos a Cristino Castro, contavam q tinha msmo uma Baleia embaixo da Igreja e ainda tinha uma parte da calçada da frente da igreja que, quando alguem mais pesado pisava nela, um buraco espelia água, daí eles diziam q ali era aquele buraco q fica na parte superior da cabeça da belia q jorrava água... pelomenos foi isso que eu mesmo ouvi e comprovei quando era cirança!!! Abraço fraterno!
    Severino Neto, filho do finado Alonso Fotógrafo.

    ResponderExcluir
  6. Q przer Severino, dr Severino.
    sabe, eu me lembro da cas de vcs. tenho apenas uma lembrança de quando tinha 3 anos. lembro do Benjamin passando pela cerca indo lá pra minha casa para brincarmos, era a casa pastoral. é uma honra receber um comentário seu. Por falar em seu pai, gostaia de ter uma foto dele para homenageá-lo aqui, pois muoitas das fotos q usamos foram tiradas por ele.abração

    ResponderExcluir
  7. A lenda que eu conheço é a daqui de Valença do Piauí...Dizem que debaixo da igreja São Benedito fica a cabeça da baleia e lá na igreja de Aroazes do Piauí fica o rabo e dizem que ela esta dormindo,se ela acorda a cidade será alagada..:D

    ResponderExcluir
  8. A baleia de Valença é enorme 42km
    Antonio Jose - Valença do Piauí

    ResponderExcluir
  9. A Baleia de Valença é enorme, possui 42 km, uma vez que a cabeça fica debaixo de Igreja São Benedito e o rabo debaixo da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Aroazes numa distância de 42km. Ela bebeu toda água do Rio Caatinguinha e adormeceu e no dia que acordar expelirá toda água que engoliu e a cidade se inundará! (Antonio Jose - Valença do Piauí)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

História dos Cemitérios de Cristino Castro

Imagens do rio Gurgueia em Bom Jesus (PI) na grande Cheia de 1980-1981