João Gualberto, trovador de Cristino Castro

O lavrador aposentado João Gualberto dos Santos, 65 anos, natural de Cristino Castro, é um poeta que escreve poesias em versos livres, com linguagem coloquial.

Tem dois livros publicados com muita dificuldade, como ele mesmo atesta. São eles “Ernanes Branco ou Índio” e “A História de um homem analfabeto”. Na capa deste último, Seu João assim se apresenta:

Apresento-me com muita satisfação
Desde criança que foi minha profissão,
Nunca achei alguém para me dar a mão,
Só Deus que me ajuda com a sua proteção

Até o Lula presidente se negou de me ajudar
Em cima deste Brasil quem é que vai me ajudar?
Só Deus que é poderoso neste eu posso confiar

Observe o jeito popular de escrever e de falar no primeiro verso da segunda estrofe: “se negou de me ajudar”. Pela norma culta o “correto” seria negou-se a me ajudar. Linguisticamente falando, Seu João está corretíssimo.

Sua obra principal, de boa repercussão em Cristino, é “Ernanes Branco ou Índio” que narra em poesia a história real do seu sobrinho Ernanes, que foi raptado por ‘índios’ na zona rural de Crisitino em 1972 quando ainda era criança e só foi reencontrado pela família após quase vinte e cinco anos depois, em 1996.

É um livro de bolso, tem 94 estrofes e rimas bem trabalhadas. Leiamos as quatro primeiras estrofes da obra:

Atenção caros amigos
A história que eu conto
é de causar muito pavor
É a história de um menino
que o Nordeste abalou

Muitos pode achar bonita
outros podem criticar
Você pode achar estranho
e nem mesmo acreditar.
Mais quem conheceu a história
começou foi a chorar

Pode ter sido o destino
ou até mesmo um desastre
A história do Ernanes
pra muitos é um contraste.
Estava numa fazenda
perto de Cristino Castro

No ano setenta e dois
Veja o que aconteceu
22 de Fevereiro
esse caso sucedeu
As quatro horas da tarde
ele desapareceu

Cristino Castro tem mesmo tradição na trova popular, lembremos de José Cordeiro Cavalcanti, que cantava o ‘progresso’ do povoado Nova Lapa na década de 1930.

Seu João vive de maneira simples: da aposentadoria, da pequena agricultura e dos parcos recursos que consegue com a venda de seus livretos, tem família para sustentar. Seu João caminha, mesmo manquejando, rua por rua vendendo seus livros. Pede a palavra até mesmo na hora da missa e anuncia suas obras em forma de rima.

Visitamos o Seu João em fevereiro de 2008 e ele nos falou que sua poesia flui livremente, é um homem de poucos conhecimentos, não conhece autores famosos, nem mesmo o grande ‘Patativa do Assaré’, mestre no gênero da trova popular. Isso prova que Seu João é um autodidata.

Seu João solicita apoio para publicar suas obras em edições melhores.

Disse que tem um projeto de escrever um livro narrando, em poesia, a história de Cristino Castro. Vindo do Seu João pode esperar que vem coisa boa.

Contatos com o autor (João Gualberto dos Santos)
Rua João Bitorino da Silva, s/nº
Bairro Sapolândia
CEP: 64 920 – 000
Cristino Cstro
Fone: 89 – 3563 - 1551

E você, qual sua opinião sobre essa história e sobre a obra do Seu João Gualberto? Se você tem dúvida sobre essa história faça seu comentário. Quem souber de mais detalhes sobre esse fato escreva aqui.

Comentários

  1. Foi um grande alvoroço

    Eu tinha 13 anos. Lembro-me muito bem. Era o início de 1996. Todos corriam lá para o Estreito, já fora da cidade, para ver o Ernandes. No trecho entre o Vale das Águas e a casa no Estreito era um vai-e-vem de carros, motos e principalmente de bicicletas.
    Entrei no quarto onde ele estava. Era um rapaz assustado, mas tinha uma certa alegria no rosto. A equipe da TV Meio Norte chegou para fazer a matéria, inclusive, meu pai, os convidou para ir fazer um lanche lá em casa. O jornalista comentou com meu pai que achou um pouco estranho, pois os índios já haviam sucumbido do território piauiense há mais de um século. Mas sem dúvida, é uma história muito intrigante.
    Tenho muita vontade de estudar mais esse caso, breve irei fazer isso.

    Calebe Temporal

    ResponderExcluir
  2. Calebe, venho aqui te parabenizar pela construção deste blog. Muito bom mesmo. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Calebe parabéns pelo blog. Mas pelo o que eu percebi o teu blog já não é tão recente como eu imaginava. Tem muitas detalhes de uma geração passada, e eu queria ver aqui, detalhes da nossa, detalhes do nosso presente. Nós também fazemos parte dessa cultura. E embora saiba que "cultura" é algo que não se modifica em poucos anos, a nossa, se formos avaliar, foi praticamente modificada. Cultura é feita por um conjunto de ações da sociedade, pelo costume que ela possui, por cada detalhe. E não é errôneo eu afirmar que já não existe mais em Cristino o que havia há 10 anos atrás. Os custumes dessa sociedade se perdeu no vazio da integridade de seus representantes devido às condições que os mesmos a proporcionaram.
    Mas ainda assim, eu queria ver aqui, o que os jovens cristino-castrense nos tem pra oferecer, eu quero ver o exercício da cidadania, uma vez que serão eles que assumirão as responsabilidades políticas, sociais e culturais em pouco tempo.
    Agradeço desde já!
    E bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. O Blog está á disposição para o exercício da cidadania. Tem um tópico pra isso.

    ResponderExcluir
  5. o tópico é:

    http://catingadeporco-cristinocastro.blogspot.com/2009/05/qual-o-maior-problema-social-eou.html

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog!!!
    Tenho certeza que seus conterrâneos e amigos ficaram mt felizes!!!
    Vc escreve mt bem!!! Parabéns!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. jânio gomes de carvalho13 de março de 2010 às 15:07

    Jânio(pintor)da tribo dos bikes:
    Calebe meu irmão, muito bom,muito bom mesmo.
    estamos juntos nessa.
    conte comigo,estou ao seu dispo...
    parabens.

    ResponderExcluir
  8. Aí , Calebe põe a reviravolta da atualidade Cristino Castrense...
    vai ser de mais!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção visitantes do blog Catinga-de-Porco, ao comentar coloque nome e sobrenome e se possível outra referência, obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Catinga-de-Porco (Catinga de Porco)?

Quem lembra da cantora Eloides? Ela cantou duas vezes em Cristino Castro, uma como cantora 'secular' e outra como gospel

História dos Cemitérios de Cristino Castro